A internet, tem sido uma ferramenta bastante importante nesse momento de isolamento social. Apesar de ser considerada vilã em um certo ponto, por possibilitar acesso ilimitado (e daí, poder levar aos excessos) de informação, em contrapartida, tem tornado possível o cuidado com a saúde mental. Afinal de contas ela, tem viabilizado a prática da psicoterapia online.
Uma das coisas mais importantes no processo psicoterápico é a existência de um 'lugar' - no sentido concreto e subjetivo - seguro para que seja possível acessar suas questões emocionais. Isso significa poder ter um espaço em que se sinta à vontade para falar sobre qualquer assunto.
No consultório isso fica claro quando a sessão ocorre em um espaço físico, no qual, estão presentes somente paciente e psicólogo, sem interrupções, e o exercício da fala está sob sigilo ético. Mas e online? Como faz?
Alguns pontos que podem ajudar:
* É muito importante que paciente e psicólogo estejam, cada um em um local reservado - Por isso, buscar um lugar em que você possa estar só, e combinado com as pessoas que convivem com você, na medida do possível, não ser interrompido no momento da sua sessão, por exemplo, pode ser bastante útil, pois isso irá ajudar a construir essa atmosfera de proteção e segurança que o consultório tem. Além disso, a privacidade durante as sessões é que garantem o sigilo, fator indispensável à ética para que o processo ocorra.
* Outra ferramenta bastante importante é o uso de fones de ouvido, pois isso possibilita resguardar sua conversa. O fone permite que tudo o que for falado fique somente entre vocês.
* Uma estratégia interessante para auxiliar no sigilo é o uso de música ambiente. Nesse caso, fones com microfone acoplado possibilitam a conversa sem que a música atrapalhe a escuta.
*Sessões online necessitam de uma conexão de internet boa! Se esse não é seu caso, existem outras estratégias para manter as sessões, como por exemplo, contato por telefone. Mas, vale uma tentativa de ao menos nas primeiras sessões, encontrar estratégias para viabilizar uma conexão de internet que permita chamadas por video.
No mais, costumo dizer que o espaço psicoterápico acontece no falar! E falar, às vezes do que é difícil falar com os outros, mas não se preocupe com o que deve ser dito. A ideia é que você possa falar do que sentir vontade, e sem julgamentos, assim, o que é importante ser trabalhado, será construído a cada conversa, ok?
Acredito que falar dentro do espaço psicoterápico, pode promover uma reorganização interna, possibilitando uma forma diferente de viver e se relacionar com o mundo. E minha função é te ajudar a construir esse caminho. ok?
Bla bla